Páginas

30 de jul. de 2012

Falso site do Groupon tem feito várias pessoas caírem em golpe

Todos os dias, vemos novos golpes surgindo na internet. Os ladrões virtuais nunca desistem e estão se aperfeiçoando na arte de enganar as pessoas.
Uma das mais usadas atualmente, envolve o nome de um dos maiores sites de compras coletivas, o Groupon. A estratégia é atrair a atenção das pessoas através de um site que lembra muito o original e fazer com que elas insiram seus dados de cartão de crédito e outros.
Veja como eles agem e, na dúvida, desconfie.

1) A estratégia sempre começa com um e-mail bem parecido com os originais, do Groupon. Nele, os preços e produtos chamam atenção.
.
.
.

2) Ao entrar no site, você não percebe nenhuma diferença. As fontes, imagens e disposição dos anúncios são idênticas às utilizadas no site original do Groupon.
.
.
.

3) Ao ver o preço baixo de um produto, a primeira coisa que o usuário faz é verificar o endereço do site. Normalmente, eles usam nomes bem parecidos com os originais, mudando algumas letras para tentar iludir o possível comprador, mas este não é o caso deste exemplo. O endereço pode realmente confundir.
.
.
.

4) O golpe começa a ser descoberto quando o usuário resolve comprar o produto, clicando em “Compre agora”. Ai clicar, o usuário é conduzido à uma página em que precisa preencher os dados de compra. Se ele estiver afoito para aproveitar o pouco tempo que resta para comprar, vai fornecer os dados sem prestar atenção a dois detalhes muito importantes: a página não é segura e não aparece o campo para preencher o e-mail e senha para quem já é cadastrado no Groupon.
Site falso
Site original
.
.
.

5) Observe que no site original do Groupon, você pode clicar no ícone do cadeado, ao lado do https e verificar que ele é um site seguro. No falso, você não encontrará este ícone.
.
.
.

6) Além disso, ainda na página em que o produto é apresentado no site falso, você consegue encontrar alguns detalhes que divergem do site original, como os links das cidades que aparecem no canto direito da tela. Ao clicar, ele leva a uma página de erro.
.
.
.

O número de pessoas enganadas com este (e outros) golpes está crescendo. Se você encontrar algum destes, pode denunciar no e-mail: crime.internet@dpf.gov.br – canal centralizador dessas denúncias na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal.

Evite que novas pessoas sejam enganadas. Compartilhe este link com seus amigos no Facebook e Twitter.